6 de março de 2010

Botnet Kneber

Um botnet malicioso denominado Kneber foi identificado pela NetWitness há alguns dias e infectou quase 75 mil computadores, em cerca de 2.500 diferentes empresas no mundo todo. Tal comportamento foi suficiente para que muitos o comparem ao worm Conficker, um pouco de exagero se lembrarmos que o Conficker infectou milhões de máquinas. http://1.bp.blogspot.com/_Lh2VSgetHjc/SrLM6V_zK5I/AAAAAAAAC6E/w0_sISMnFn4/s400/virus_no_pc.jpgNo entanto, é sabido que a ameaça do Conficker nunca foi totalmente explorada, e que embora tenha afetado menos PCs, o Kneber representa uma risco maior em termos de comprometimento de informações pessoais e corporativas.
O Kneber não é uma ameaça nova e sim uma nova denominação para o infame e conhecido trojan Zeus. Seu código é o mesmo que o Trojan.Zbot, que também é baseado no Zeus, e vem sendo observado há algum tempo.
Apesar de ser conhecido pelas empresas de segurança, o Kneber infelizmente é apenas mais um botnet disponível na rede. Em recente pesquisa da McAfee constatou-se que nos últimos três meses de 2009 quase 4 milhões de novas máquinas foram infectadas por botnets.
Mas embora o Kneber esteja aumentando o potencial de infecção do botnet Zeus, ele não envolve nenhuma nova ameaça. E usuários que utilizam softwares de segurança atualizados também estarão protegidos desta praga. Por isso, especialistas afirmam ser importante manter softwares e sistemas atualizados, para evitar falhas na segurança.
O lado ruim dessa história é constatar que cerca de 2.500 empresas de todo o mundo, incluindo agências do governo, tenham uma segurança tão fraca a ponto de permitir que seus 75 mil sistemas ficassem comprometidos com essas ameaças, as quais há mais de um ano já foram detectadas e informadas como se proteger.

0 comentários: