12 de abril de 2012

Cuidado é Vírus


Quase todo mundo já ouvir falar de vírus pra computador, e com certeza todos os usuários já tiveram um computador infectado mesmo que sem saber, porém o mais alarmante é que a maior parte das infecções acontece por comando do usuário ou seja você mesmo que executou o vírus, é claro que isso é feito sem que você perceba.

O primeiro vírus pra computadores surgiu em 1986 mas o primeiro antivírus foi aparecer quase um ano depois e atualmente não estamos muito diferentes daquele tempo, as formas de contaminação e infecção são sempre atualizadas e modificadas antes dos programas de proteção, até porque primeiro eles criam a forma de contaminar para posteriormente se pensar em como combater, as atualizações de segurança do windows são um bom exemplo desse quadro.

Como falei anteriormente na maioria dos casos de contaminação a culpa é do usuário, vou usar como exemplo um Email que recebi hoje, a pessoa que me enviou provavelmente nem sabe que esta enviando esse tipo de Email.

Preste atenção na imagem.


O Email (até que bem construído se comparado a outros que já recebi) vem me avisando sobre uma tentativa de fraude em meu msn, como se alguém com o ip descrito estivesse tentando fazer uma fraude e que seria necessário fazer uma atualização no MSN pra se proteger.

Eu sei que a grande maioria dos usuários já estão  carecas de saber que se trata de um e-mail falso, mas para os desavisados vamos a alguns detalhes.

Se o Email é um alerta pessoal endereçado a mim, porque foi enviado pra diversas pessoas, uma atualização de 21,33kb é supostamente impossível, geralmente os vírus e outras pragas são arquivos muito pequenos sempre desconfie, se é uma atualização do msn ela deveria ser feita quando eu logasse no próprio MSN, esses são apenas alguns dos erros dessa tentativa de fraude, outro detalhe que não pode ser percebido pela imagem é que ao colocar o mouse sobre o link o endereço que é mostrado como o de destino é algo completamente diferente do apresentado.

Mesmo sabendo que é um assunto bem discutido e que todos dizem saber como identificar esse tipo de fraude as pessoas continuam sendo infectadas e as vezes contaminando até os mais experientes, eu mesmo fui contaminado uma vez de uma forma ridícula, mas essa fica pra outro post, o importante é se manter alerta sempre.

Fiquem na paz e até o próximo.

3 comentários:

Felipe disse...

Solução: Use Linux.

Anônimo disse...

outra solução ,não seja idiota..compre um ant-vírus quando eu usava esses AV grátis tudo quanto era propaganda era mallware depois do Kaspersky que eu já uso a 5 anos nada de vírus, e tu tem que insistir muito no vírus pro infectar seu pc....

Pedro Malta disse...

concordo com os dois, uso o Kaspersky a alguns anos e não tenho problemas com vírus a bastante tempo e também tenho em minha maquina o linux Ubuntu principalmente para aqueles amigos que vão em sua casa e querem usar o pc rs.