2 de dezembro de 2011

combofix – aprenda quando e como usar

combofix

 

Para quem não conhece o COMBOFIX este é um aplicativo anti-malware que faz uma varredura no computador em busca de malwares conhecidos que desinfeta automaticamente o sistema através de scripts específicos para uma grande variedade de vírus, trojans e etc. Porém, nessa vida tudo tem um preço, e como alguns amigos não se entenderam direito com o aplicativo vou tentar aqui fazer um pequeno tutorial.

Em primeiro lugar você tem que saber exatamente quando usá-lo,  já que esse software pode fazer alterações significativas no sistema. Então se o seu computador está muito lento e apresentando erros que você não identificou ainda usar o COMBOFIX pode ser um tiro no escuro. Primeiro eu aconselho  fazer uma varredura no registro com um programa como o Glary Utilities, fazer uma verredura com seu antivírus atual e de preferência executar  um segundo antivírus e desfragmentar o disco rígido. Se nada disso funcionar aí sim é hora do COMBOFIX entrar em ação.

Uma dica muito importante e talvez a principal é ler as mensagens de erro que são ignoradas constantemente e que em geral trazem as informações necessárias para a resolução do problema, então se houverem mensagens, seja lá que formato tenham, números, frases em inglês e etc. Anote e depois pesquise o significado do erro no google ou com algum amigo apto a isso.  Digamos que o resultado da leitura do erro indicou algum malware e não um problema de hardware ou corrompimento de arquivos do sistema, e tal, esse é o momento de usar o COMBOFIX.

Em primeiro lugar faça download aqui, antes de executar o arquivo  certifique-se de que seu antivírus esteja desabilitado para evitar conflitos, inicie o COMBOFIX em modo Administrador. Provavelmente você receberá uma mensagem para que ele seja atualizado, aceite a atualização e aguarde que o programa será reiniciado. Aceite o contrato de utilização e continue.

Basicamente você tem que aceitar todas as janelinhas que abrem. Quando começar a varredura não faça mais nada no seu computador, deixe o combofix trabalhar a vontade. Você verá uma tela como esta aí embaixo.

still-scanning-clockchanges

Isso significa que o trabalho de limpeza começou. Aguarde o tempo necessário para fechar todo o procedimento.

Lembre-se que esse processo inclui apagar tudo que estava na lixeira, arquivos temporários de internet, arquivos temporários do sistema e muitas vezes arquivos executáveis como programas craqueados são apagados, ou seja, se você tem muitos programas piratas pode perde-los.

Espero ter ajudado com essa postagem, se tiverem alguma dúvida deixe um comentário que tentaremos ajudar.

Um abraço e até a próxima.

Augusto Mota

0 comentários: