3 de julho de 2012

Os Memes


Quem curte os Memes?


Um meme, termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Onze entre dez matérias que falam sobre “memes” citam o livro O Gene Egoísta, escrito em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, que define um meme como “uma unidade de evolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo.
Não sabemos como o conceito de meme de Dawkins veio parar na web, mas hoje em dia se usa o termo pra todas as coisas que são utilizadas repetidamente na internet em vários contextos diferentes e que podem até ganhar um novo significado nesse processo.


Pra quem curte os Memes e tem vontade e tempo (coisa rara nos últimos tempos) existem alguns programas e sites para criar sua tirinha Meme, o que basta é bom humor e criatividade.

Segue algumas dicas Rage BuilderRage EditorMeme MakerRage Maker, existem outros sites.








Eu fiz duas tirinhas, com piadas particulares e fatos reais, eu gostei mais do Rage Builder, achei mais funcional e mais fácil e com mais opções, dentre os que eu testei, que curte é uma boa distração.

Lundoi Lee 


0 comentários: