Breaking News

Publicidade

Plants vs. Zombies for 50% OFF. New customers only. Use coupon NEW50 at checkout
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de setembro de 2011

Intel aparece com mais uma grande(cara) novidade. O Core i7-3960x



Esse processador é o novo top de linha da Intel, ainda para será lançado e aqui você poderá ver se ele vai valer realmente a pena. Aqui vamos compará-lo com o Core i7-990X, Core i7-2600k e Phenom II X6. 

Seu preço será de $1000,00 (dólares) nos Estados Unidos, enquanto no Brasil o valor deverá girar por volta de R$ 2500,00, sendo o processador mais caro do mundo. (mesmo preço do i7-990X que provavelmente será descontinuado).

Esse novo Sandy Bridge promete, pois vimos nessa arquitetura o aumento dodesempenho por clock e aparecimento do Quick Sync, que consegue ser mais rápido na transcodificação de vídeo que a AMD e NVIDIA. Ainda mais temos a possibilidade de um altíssimo overclock por conta do processo de fabricação de 32nm. 

O último processador top, o 990x, que é um 980x com o clock um pouco maior não foi suficientemente forte para superar o i7 2600k. O 990x era mais caro e inferior na maioria dos testes, ganhava em poucos (multithread) por ter mais núcleos, de qualquer forma o 2600k custa metade do dele e satisfazia com folga os entusiastas.

imagem


No i7 -3960x, o 3 informa a geração e o 960 o modelo. Daí podemos perceber que poderão vir alguns outros processadores na frente, visto que o anterior top era 990. O ?x? informa que o processador é extreme edition, o ?k? do i7-3930k informa que o multiplicador vai ser desbloqueado, mas o processador não vai ser top, e o i7-3820 será como o i7 2600 por exemplo, não terá multiplicador desbloqueado, mas terá o Turbo Core.

Especificações da plataforma:
imagem


Sua nova plataforma estará preparada para PCI-Ex 3.0, mas nesse momento ela não está configurada para isso. Provavelmente só veremos ela funcionando assim em 2012.

Na aba do CPU-Z abaixo, podemos ver a memória cache: 
imagem


O controlador de memória se mostra bem mais avançado, o antigo triple channel DDR3-1066 dá lugar a um quadruple channel de DDR3-1600. A largura de banda vai de 25,6 GB / s para 51,2 GB / s, uma diferença enorme. 

Dando início aos testes:
imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


imagem


Criação de Conteúdo:
imagem


imagem


imagem


Produtividade:
imagem


imagem


imagem


Media Encoding:
imagem


imagem


Games:
imagem


imagem


imagem


Claramente foi visto uma vantagem do novo i7-3960x em relação a plataforma top anterior. O controlador de memória tem mais um canal, o que aumentou a banda, mas a maioria dos aplicativos não teve mudanças significativas.

Não podemos ignorar os resultados do 2600k, que em aplicativos single thread se mostrou superior, seus resultados mostram que ele ainda é o melhor para várias aplicações como os games.

O i7-3960x parece ser a melhor opção para o mercado top, pois o i7-3920 por exemplo poderá ser batido pelo i7-2600k em overclock na maioria das aplicações.

A plataforma X79 tem os recursos bem parecidos com a P67 e Z68, não mostrando grandes novidades. Mas o PCI-Express 3.0 que foi prometido, conseguirá banda de 8GT/s quando for configurado.

Nesse período a disputa AMD x Intel esquenta, o i7-3960x será lançado em 1 ou 2 meses e os Bulldozer serão lançados logo mais, a disputa vai ser acirrada e nós estamos esperando por dados dos Bulldozer para comparar.

Certamente esse novo processador trouxe bons resultados, mas os ganhos só serão sentidos de verdade em servidores, e aí sim vai valer a pena pagar a diferença dele em relação ao i7-2600k. Para usuários normais, gamers, etc? A grande diferença de preço não vai valer a pena por apenas 2 núcleos a mais.

O Ivy Bridge que virá depois com certeza trará um impacto bem maior. É só aguardar para ver.




Por: FreemanRj     Fonte: Analisedehardware

Nenhum comentário:

Featured Posts

About Us