22 de setembro de 2011

Remakes, Demakes e outras dogras

Como todos sabem o remake de um jogo é uma coisa muito complicada, primeiro porque temos que saber se o remake foi feito por fãs ou pela produtora, pois no caso da produtora o que geralmente temos são continuações e não remakes propriamente ditos já que a adição de diversos elementos como persogens, mapas, e etc. Portanto remakes mesmo são feitos geralmente por fãs daí a coisa fica dificil por falta de recursos e a emenda sai pior que o soneto, claro que existem algumas excessões como streets of rage 1 e sonic 1, mas de um modo geral o jogo fica mais bonito mas nem por isso mantem fica melhor. e quando o caso é ao contrario ? Como fica quando pegamos os jogos lançados atualmente e reduzimos suas qualidades graficas, sonoras até mesmo sua historia para que fique com a tecnologia de 10, 20 anos atrás.


É ai que entram os demakes os jogos são produzidos pensando na tecnologia de 16 bits ou inferior mas tentando se manter fiel ao original, feitos quase que exencialmete por fãs os jogos costuman ficar ótimos já que a tecnologia a ser empregada não é um obstaculo e sim a fidelidade, coisa que fã tem de sobra.


Diversos demakes foram produzidos nos últimos anos, alguns coseguindo status de celebridades no mundo dos games como foi o caso de residente evil 5 na imagem acima e Team Fortress 2 abaixo



Abaixo uma cena do demake feito para Batman Arkhan Asylum, que também ficou muito bom.


Mas não são apenas os jogos de ação que recebem demakes o classico de terror Bioshock foi  totalmente reproduzido em 2D, não assusta mais porém se manteve bem fiel ao original.




O fantástico Final Fantasy VIII também ganhou seu demake, mas no caso não senti  muito inovador, afinal de contas, essa franquia evoluiu junto com a tecnologia e temos Final Fantasy desde o 8 bits.


Não se engane pensando que a imagem ai de baixo é de algum contra que voce deixou passar despercebido, no caso a imagem retrata o Killzone demake.




Metal gear Solid 4 para 8 bits, acabou lembrando um pouco o Rambo para master system, mas se tivessem saído juntos com certeza não teria jogado tanto o jogo do SLY.






Ta ai um trabalho que considerei bem legal, é claro que é o tipo de jogo que mais rodou na época dos 8 bits mas mesmo assim achei ótimo.




Need For Speed Shift também esta presente, lembra mais o primeiro GTA mas ta bem legal.



Red Dead Redemption ficou com ótimo.




Uncharted 3 ficou até muito bom e com certeza venderia muito para celulares.





E esse que para mim foi o que ficou melhor, Left for Dead, feito totalmente para a plataforma 8 bits o jogo ficou muito bem feito fiel e divertido.






Agora por melhor que estejam esses demakes ainda bem que a tecnologia evoluiu muito nestes 20 anos por que se eu tivesse de ficar ouvindo essas musiquinhas feitas em midi até hoje com certeza já estaria louco.

2 comentários:

Tiago Malta disse...

eu quero esses jogos, ameis esta postagem

Anônimo disse...

Isso ai é o Final Fantasy XIII