11 de junho de 2012

Apocalipse Digital

Como seria perder o grande amor da sua vida?
Como seria de uma hora pra outra perder aquilo que você mais ama?
Como seria viver sem seu notebook, netbook, PS, XBox, Wii, Ipad, Ipod, MP4, Iphone, Galaxy, ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico de última geração (ou não), por qual nutrimos grande afeição. 




Lamento te informar mas isso pode acontecer. E pode estar mais próximo do que imaginamos. Pesquisas recentes, afirmam que no final de 2012 ou mais tardar em 2013 vão ocorrer Tempestades Geomagnéticas
Erupção solar

Pra quem não sabe, Tempestades Geomagnéticas são erupções solares, acontecem quando um grande fluxo de radiação emitida pelo Sol atinge o campo magnético e a atmosfera da Terra. O distúrbio ocorre quando há ejeções maciças de massa da coroa solar. Quando fortes rajadas de vento solar atingem a Terra, as ondas de radiação se chocam com a magnetosfera, alterando a intensidade e a direção do campo magnético terrestre. Em casos extremos pode causar quedas de energia elétrica, interferência no funcionamento dos satélites de comunicações e de instrumentos de navegação, com efeitos imprevisíveis sobre o clima. As auroras boreais e austrais são espetáculos luminosos que ocorrem com as tempestades geomagnéticas.
Aurora Boreal
As intensidades das tempestades geomagnéticas, desde fracas até muito fortes, podem causar diferentes danos elétricos, principalmente nas latitudes altas, onde se concentram seus efeitos. O fluxo magnético vindo do Sol pode provocar fortes ondas de descarga elétrica nos cabos de transmissão de força, causando: curtos-circuitos, queima de equipamentos, panes em sistemas elétricos e redes de distribuição de energia, prejudicando circuitos integrados, computadores de bordo, satélites, foguetes etc. Em caso extremo podem causar blecautes nos sistemas de transmissão e nos transformadores de energia elétrica das cidades, com muitos prejuízos para indústrias, residências, hospitais e empresas.
A energia solar aumenta e diminui em ciclos de cerca de 22 longos anos. Ao mesmo tempo, o número de crises aumenta e diminui em ciclos de onze anos. E em 2013, culminando dois ciclos de uma vez. A combinação parece levar à indução de super tempestade solar, acompanhado por radiação extremas.
Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param, a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário apocalíptico pode acontecer - e causado pelo Sol. Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética - que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação. 
"O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares", diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência - em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.


Ao que amam Tecnologia só digo que devemos ficar atentos. 


Lundoi Lee

1 comentários:

Anônimo disse...

LUNDOI TE AMO! FICOU SUPER FODA!