11 de junho de 2012

Avast - Opinião de Usuário

Olá amigos! Vou contar uma pequena história para vocês, sobre como um simples usuário doméstico sofre na mão das grandes empresas de tecnoclogia.


Instalei o antivírus Avast e não fiquei muito satisfeita com ele. Além de ser um antivírus carente, está toda hora te lembrando que ele existe, ainda há aquele lembrete estranho com aquela voz desgraçada avisando que todas as definições foram atualizadas e bla blá blá. Decidi que iria desinstalar o Avast e voltar para o Avira, o melhor antivírus gratuito que já utilizei.

E quem disse que eu consegui desinstalar.

Primeiro que o antivírus não aparece na lista de programas instalados no Windows. Isso se deve a maravilhosa política de segurança do Avast, que acredita que com essa prática eles irão proteger meu computador dos ataques dos vírus. Mas só de pensar que eu não posso desinstalar um programa do meu próprio computador porque o fabricante não deixa, que já me deu muito mais vontade de parar de usar esse software o quanto antes. 

Lá fui eu pesquisar no Google como desinstalar aquele troço. Nas incríveis perguntas do Yahoo, que devia excluir uns usuários que só falam bobagem ou mandam você 'procurar na Wikipedia porque lá tem tuuuuuuudo rsrs", encontrei muitas respostas que diziam pra baixar um tal de Revo Desinstalador, porque ele é a salvação do Senhor, amém aleluia! Baixei o tal programa em meia hora de download, abraço pros provedores de internet do terceiro mundo. Rodei o Revo, que é realmente um software muito bom, mas que não foi capaz de 'detectar' o Avast.

Pirada, fui pesquisar mais um pouco, e acabei entendendo que as novas atualizações do Avast já estão preparadas para esse tipo de programa que desinstala programas que não aparecem na lista de programas instalados. Acabei encontrando um link para o desinstalador de antivírus do próprio Avast. Baixei o software e coloquei ele pra rodar.
Quando selecionei todos os arquivos do Avast para serem deletados, o software, ainda numa tentativa desesperada de me manter usuária dessa carniça de antivírus, mostrou uma janela de erro perguntando uma frase que me dava a entender que eu apagaria TODOS OS ARQUIVOS do meu computador. Cancelei e pensei um pouco, eu que já estava indignada por me sentir enganada fiquei horrorizada com o baixo nível de lavagem cerebral que estava rolando ali. Voltei lá e li de novo. Era mais um truque para enganar usuários que não entendem muito de informática e os que não sabem interpretar textos, o que existe aos milhares. Selecionei "Ok" morrendo de medo daquele software fazer alguma bobagem, mas acabou dando tudo certo.

Resumindo, caros amigos, SE LIVREM DESSE SOFTWARE! Esses softwares que são gratuitos não podem, de forma alguma, darem a entender que você deve algo a ele simplesmente por usá-lo. A menos que você concorde nos "termos de uso" do Avast, que você está doando sua alma ao capeta e concordando que usará o Avast até que a morte vos separe, não é obrigado a aceitar esse tipo de coisa. E só terminaremos com essa falta de respeito dos "grandões", quando os "pequenos" darem um basta nisso. 

Abraços de uma usuária indignada, Drika.

3 comentários:

xXSkreamXx disse...

Nunca gostei do Avast, ele é muito ruim mesmo,o MC Afee faz o trabalho, um que é pouco conhecido é o Comodo,free e muito bom.

Anônimo disse...

Prefiro o Norton. '-'

Anônimo disse...

Já desinstalei o Avast sem problemas.
Mas uso o Kaspersky.