15 de outubro de 2011

Para que tanto ódio a Steve Jobs?


O jornalista Jaguar dedicou sua coluna da edição do Jornal O Dia de hoje (15/10/2011) à explicação dos motivos que o levam a odiar Steve Jobs, que ele parece considerar a personificação da tecnologia - e de todos os malefícios que a mesma tem trazido às nossas vidas. Ele atribui à tecnologia - e a Jobs - o fim inevitável dos livros de papel e o fim da cultura e da linguagem escrita como a conhecemos. Mencionou ainda que 99% do mundo o reverencia como um Deus.
Admito concordar com o jornalista que existe um exagero por parte de alguns devotos de Jobs em compará-lo a gênios como Leonardo da Vinci e Albert Einstein - ou mesmo a um Deus. Mas, numa referência à máxima de Antoine De Saint Exupéry em 'O Pequeno Príncipe', será que somos mesmo tão responsáveis assim pelo que cativamos?
O fato é que sou contra radicalismos, sejam eles a favor ou contra Steve Jobs. Acho que a tecnologia tem muito a contribuir com a sociedade, no que diz respeito, por exemplo, à praticidade. Sou educador e confesso que me incomodo com certas simplificações da linguagem, que foram surgindo com o advento dos bate-papos e das redes sociais. No entanto, o uso de 'vc' em vez de 'você' pode aparecer na linguagem escrita tradicional, assim como uma gíria também pode. A língua está em constante transformação e atribuir essas mudanças somente à tecnologia é tratar o assunto de forma simplista. O latim não se modifica porque é uma língua morta! Além disso, se algum de meus alunos prefere buscar a cultura por meio de um tablet, que assim seja! O importante é que ele ou ela a busque.
O jornalista encerra sua coluna reafirmando seu ódio a Steve Jobs e dizendo que seu computador só é usado como máquina de escrever. Se repudia tanto assim a tecnologia, sugiro que experimente voltar a usar sua antiga máquina de escrever. Talvez ele entenda melhor o que estou dizendo.

Fonte da imagem com charge do Aroeira: http://aceveda.com.br/blog/?p=37292

Postado por: Alan Costa

1 comentários:

Anônimo disse...

Falou e disse! Eu gostaria muito de ver a matéria dele chegando com a extenção .fitafalhada