1 de março de 2012

O menino do topete ruivo

Hergé, no início do século passado, criou um personagem que marcou a infância e adolescência de milhares de pessoas. Tintin (em francês, original)/ Tintim (em português), com seu espírito aventureiro e seu discernimento acima do comum, protagoniza diversas estórias, nas quais ele viaja a lugares pitorescos e enfrenta situações inusitadas, sempre em busca de experiências diversas.




Tintim é um jovem repórter, que devido a sua curiosidade e sapiência embarca sempre em aventuras e investigações ao redor do globo. Essas geralmente possuem um cunho político ou social, quase sempre complexas, que o personagem soluciona de uma maneira audaciosa e perspicaz, enaltecendo a nobreza e maturidade de Tintim, esse sempre auxiliado de seu cachorro Milu, que é dotado de uma inteligência excepcional.

O personagem se popularizou no Brasil após ser exibido diariamente na Tv Cultura, em um programa denominado "As aventuras de Tintim", no qual foram adaptados os livros produzidos por Hergé, essa é a adaptação mais conhecida dos quadrinhos do personagem.

Neste ano de 2012, estreou a produção de Steven Spielberg, no qual o jovem do topete ruivo (característica de Tintim), é o personagem principal. A animação é incrível, os detalhes são excelentes, o enquadramento é muito bom também, pois não há limites para a computação gráfica, e todas as cenas se encaixam perfeitamente. O enredo do filme não é muito forte, na minha opinião poderia melhorar em alguns aspectos, mas mesmo assim o roteiro é muito bom. Eu recomendo que assistam.





Alguns dizem que Hergé era preconceituoso, promovia a misoginia, racismo, enfim que ele não levara "boa cultura" às massas, realmente em alguns aspectos eles estão corretos, porém vale lembrar que a visão retratada na obra é da década de 20 do século XX, no qual ser machista e preconceituoso era comum. É claro que isso não faz com que a obra produzida por ele seja perdoada por esses equívocos, porém esses não fazem com que Tintim seja desmerecído, pois é um personagem incrível.

Um blog que indico, para obter mais informações sobre Tintin é o http://www.tintimportintim.com/, esse traz informações, curiosidades, e muitos assuntos relacionados ao mundo criado pelo mestre Hergé.

Obrigada pela atenção babies, espero que tenham curtido o post.

0 comentários: